A definir e comunicar pela gestão de topo (Deve considerar a melhoria contínua, o cumprimentos dos requisitos regulamentares e estatutários e a melhoria contínua do sistema)
Exemplos:
https://www.frutobidos.pt/pt/qualidade-e-seguranca-alimentar/
https://www.gelpinhos.pt/pqsa.aspx
https://www.urbanos.com/group/politica-de-qualidade
OBEJECTIVOS DA QUALIDADE
São determinados normalmente anualmente para cada processo objectivos com vista á melhoria contínua:
Exemplo para processo de vendas:
Objectivo: Aumento 10% de facturação face ao ano anterior
Indicador: Volume de Facturação
Frequência do acompanhamento: Quinzenal
Responsável: Sr. XPTO
MANUAL DA QUALIDADE
Deve Resumir como são cumpridos todos os requisitos da norma, reportando quando possível para planos, Instruções de trabalho, outros manuais, etc.
exemplos:
https://www.topinformatica.pt/arq/fich/ManualQualidade.pdf
https://www.inegi.up.pt/downloads/qualidade/MGQ_07.pdf
https://www.euroconsult.pt/Sites/ecsite/img/Manual_Qualidade_V13-cf.pdf
6 PROCEDIMENTOS DOCUMENTADOS OBRIGATÓRIOS PELA ISO 9001:2008
Nada obriga que os documentos sejam separados pelo que normalmente junto da seguinte forma:
- Controlo de documentos + Controlo de Registos
- Auditorias Internas
- Acções Correctivas + Acções Preventvas + Tratamento de Produto Não Conforme
4.2.3 Controlo de Documentos
4.2.4 Controlo de Registos
Exemplo
8.2.2 Auditoria Interna
8.3 Controlo de Produto Não Conforme
8.5.2 Acções Corretivas
8.5.3 Acções Preventivas