https://naturlink.sapo.pt/Noticias/Noticias/content/TomTato-Planta-que-produz-tomates-e-batatas-esta-a-venda-no-Reino-Unido?bl=1
Foi posta à venda pela primeira vez no Reino Unido a TomTato, uma planta que produz, simultaneamente tomates e batatas. Resultado de enxertia e não de manipulação genética, esta planta apresenta-se como uma forma de produzir mais alimentos num espaço limitado, sendo publicitada como “uma horta num vaso” (“veg plot in a pot)”.
A TomTato é uma planta que resulta da combinação por enxertia do tomateiro Solanum lycopersicum, e da batateira Solanum tuberosum, e produz 500 tomates cherry na parte aérea e, na parte subterrânea, batatas próprias cozer, assar ou fritar.
A ideia de associar as duas espécies que pertencem ao mesmo género numa mesma planta não é nova, mas é a primeira vez tal se consegue com taxas de sucesso suficientemente elevadas para tornar o produto comercializável.
Segundo o diário britânico The Telegraph, cada planta TomTato, vendida pela empresa de produtos agrícolas Thompson & Morgan é criada artesanalmente, unindo os caules do tomateiro e da batateira.
“As plantas começam por estar unidas por um gancho de plástico que acaba por cair à medida que crescem e depois são transferidas para um vaso de 9 cm e crescem normalmente”, explica Paul Hansord, diretor de horticultura da empresa que comercializa a TomTato, que revela que esta é produto de 15 anos de trabalho.
“Foi muito difícil atingir a TomTato porque o caule do tomateiro e o da batateira têm de ter a mesma espessura para que o enxerto funcione – é uma operação delicada”.
As plantas TomTato podem ser adquiridas online pelo preço unitário de 14,99 libras, tendo a Thompson & Morgan capacidade de produzir 34.000 unidades anualmente.
Veja o filme aqui
https://www.youtube.com/watch?v=I4Ky1cyTuzk&feature=player_embedded