Produto químico perigoso banido da pêra rocha Produto químico perigoso banido da pera rocha

27-10-2013 12:48

UE proíbe uso do antioxidante etoxiquina para evitar o escaldão da pera por causa dos seus efeitos potencialmente nocivos. Os produtores vão ter agora de encontrar uma alternativa.

A pera rocha e as maçãs e peras espanholas colhidas este ano serão as últimas pulverizadas com etoxiquina. Esta substância ativa, usada como antioxidante para prevenir o escaldão da fruta, foi banida pela Comissão Europeia como medida de precaução perante estudos que indiciam ser potencialmente nociva para a saúde.

Contudo, a Comissão Europeia admitiu exceções em 2013, que poderiam ser decididas pelas autoridades fitossanitárias de cada Estado-membro. Portugal e Espanha recorreram a essa autorização extraordinária para usar a etoxiquina na campanha da pera e da maçã. Por cá a autorização concedida pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária só foi atribuida á pera rocha e apenas por prazo de 120 dias, que termina no final de outubro.

A decisão é justificada pelo secretário de Estado da Alimentação e Investigação Agroalimentar, Nuno Vieira e Brito, com "as condições climáticas que levaram a uma colheita tardia". Portugal é o quinto maior produtor de pera do mundo e exporta cerca de 50% da produção.


 Ler mais: https://expresso.sapo.pt/produto-quimico-perigoso-banido-da-pera-rocha=f837707#ixzz2ivTvlRg1