Primeiros Passos Para ISO 9001 - qualidadebrasil.com.br
Primeiros Passos Para ISO 9001
Publicado em: 10/01/2014 | Leituras: 245 | Fonte: Redação Qualidade Brasil
A ISO 9001 é um Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores.
Baseia-se numa metodologia plan-do-check-act (planejar, fazer, verificar e agir) que ajuda as organizações a criarem, implementarem, monitorarem e medirem os seus próprios processos de forma a obterem resultados que se enquadrem no âmbito das exigências da organização e simultaneamente melhorarem continuamente a performance, adaptando a ação mais apropriada.
A ISO 9001 é constituída por oito tópicos: âmbito, referência normativa, termos e definições, sistema de gestão da qualidade, responsabilidade de gestão, gestão de recursos, realização e medição do produto, análise e melhoria. Os três primeiros itens fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto os cinco últimos centram-se na sua implementação.
I – âmbito:
II – referência normativa: fornece referências normativas – que estão em conformidade com as normas relacionadas com a ISO 9001.
III – termos e definições: define os termos utilizados na norma e indica as diferenças entre a versão de 200 e a de 1994.
IV – sistema de gestão de qualidade: descreve os requisitos gerais, que englobam todas as atividades de documentação do manual da qualidade e controle de documentos e registros para determinar a seqüência e interação dos processos de implementação de ações que permitam alcançar os resultados pleiteados.
V – responsabilidade de gestão: exige o compromisso da gestão para com o SGQ e explica que a administração deve estar orientada e dedicada para os produtos da organização, clientes e processos de planificação e revisão.
VI – gestão de recursos:
VII – realização do produto:
VIII – medição, análise e melhoria:
VANTAGENS
Entre as muitas vantagens da ISO 9001, três pontos são os mais significativos:
- Proporciona uma estrutura de trabalho para um SGQ bem organizado;
- Cria clientes, gestores e funcionários mais satisfeitos;
- Ajuda a melhoria contínua das empresas.
A certificação ISO 9001 autentica os elevados padrões de qualidade de uma organização. Além de beneficiar os funcionários, beneficia também a própria organização, ao organizar e ordenar os seus processos. Não só proporciona uma flexibilidade de critérios, como também permite que a organização monitore e aumente a eficiência dos seus processos.
Fonte: Primeiros Passos Para ISO 9001
Qualidade Brasil - O seu portal brasileiro de Gestão
https://www.qualidadebrasil.com.br/noticia/primeiros_passos_para_iso_9001#%21