HACCP SIMPLIFICADO PELA ASAE
https://www.ahresp.com/news_article.php?id=63
No contexto de crise que atravessamos, a AHRESP® – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, através do seu Balcão Único Empresarial - BUE®, promove a contenção dos Custos de Contexto das empresas do Sector da Hotelaria e Restauração.
No que respeita à aplicação do sistema HACCP, temos vindo a lutar pela isenção desta obrigatoriedade para as micro e pequenas empresas (menos de 50 trabalhadores).
É com grande satisfação que a AHRESP®, depois de um relevante trabalho de cooperação com a ASAE, vêoficialmente aprovada a aplicação alternativa de uma outra metodologia, muito mais simplificada, sem custos, mas não menos eficiente: a metodologia CHAC ou 4C’s.
Para tal, existem quatro áreas de controlo que devem ser consideradas na metodologia CHAC: Contaminação, Higienização, Arrefecimento e Confecção (Cross-contamination, Cleaning, Chilling e Cooking – 4C’s).
Esta metodologia permite a aplicação dos princípios do sistema HACCP de uma forma muito mais simples e flexível, de modo a que seja possível a sua fácil implementação nas micro e pequenas empresas do Sector, através do autocontrolo.
É assim possível reduzir os custos das nossas empresas, diariamente coagidas por empresas de consultoria, no sentido de subcontratarem serviços de auditoria e consultoria em higiene e segurança alimentar.
Através da metodologia CHAC e aplicando o Autocontrolo e as Boas Práticas de Higiene, consegue-se evitar a ocorrência de contaminações biológicas, químicas e físicas nos géneros alimentícios e, assim, salvaguardar a saúde pública e a qualidade dos produtos que servimos.
Nesta perspectiva, e imbuídos num espírito de compreensão e cooperação institucional entre a AHRESP® e a ASAE, atendendo ao grave momento económico que atravessamos, aconselhamos os nossos Associados, das micro e pequenas empresas, a aplicarem de imediato a metodologia CHAC, dispensando os custos das denominadas empresas de consultoria.
A AHRESP®, através do BUE®, promove, mais uma vez, a simplificação e a desburocratização das actividades económicas, conforme indicação da própria União Europeia.
Assim, recomendamos o uso imediato da ficha de autocontrolo, e de fiscalização da ASAE, disponível nos sites da AHRESP e ASAE.
Para mais informações contacte-nos ou consulte www.asae.pt