Cocaína encontrada entre bananas em sete lojas do Lidl
Encontra cocaína ao comprar bananas no Lidl Cliente do Lidl de Valença descobriu, ontem, um quilo de cocaína pura em caixa de fruta. PJ recuperou 237 quilos de droga em lojas do Minho até Aveiro. Hoje, 10h08Nº de votos (0) Comentários (0) Por:Liliana Rodrigues Um cliente do Lidl de Valença encontrou, numa caixa de bananas, numa prateleira da zona dos frescos do supermercado, um pacote com um quilo de cocaína pura. Foi o alerta que permitiu à PJ do Porto, ontem, recuperar 237 quilos de cocaína que estavam dissimulados nas caixas de bananas à venda em lojas do Minho até Aveiro. A droga destinava-se a ser introduzida no mercado europeu e chegou a um porto do Norte de Espanha há poucos dias. A única palete contendo a droga - de um amplo carregamento que saiu da Colômbia - foi entregue ao fornecedor da multinacional por engano. As caixas foram distribuídas por lojas do Norte do País, como Valença, Famalicão, Amarante, Marco de Canaveses e Arrifana, em Santa Maria da Feira. Nenhum funcionário detetou a situação antes de colocar as caixas nas prateleiras. O cliente encontrou a droga quando procurava bananas menos maduras. Incrédulo, avisou o segurança que chamou a PJ. Contactado pelo CM, o Lidl garante ter descoberto a situação durante o controlo de qualidade dos produtos, diz ter acionado de imediato a polícia e "retirado prontamente todas as embalagens da zona de venda". A PJ recuperou 198 pacotes com 1,2 quilos de ‘coca' guardados em embalagens de plástico verdes. Valem dezenas de milhares de euros. Cada caixa tinha a parte inferior com a droga e as bananas por cima. A investigação prossegue com a colaboração da polícia espanhola no sentido de deter os traficantes responsáveis pela carga de droga.
D.R. Cocaína em elevado estado de pureza estava escondida debaixo de caixas com bananas
Ler mais em: https://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/encontra-cocaina-ao-comprar-bananas-no-lidl
Um cliente do Lidl de Valença procurava bananas verdes e descobriu uns pacotes estranhos no fundo da caixa. Era cocaína dissimulada. A PJ Porto veio a descobrir 237 quilos, em sete lojas da cadeia de supermercados.
foto DR |
Foi o que pode designar-se como uma falha de logística de uma rede de traficantes de droga com ramificações na Colômbia e em Espanha. O contentor de caixas de bananas com cocaína escondida - possivelmente mais de uma tonelada - foi colocado num barco que partiu da América do Sul em direção a Espanha. Foi descarregado no país vizinho e o produto distribuído, com evidente desvio da droga para os mercados paralelos. Mas neste circuito surgiu uma oportunidade de venda de uma palete de bananas para Portugal. Concretamente, para a cadeia Lidl. Por falha dos traficantes, a droga não foi retirada e inadvertidamente acabou por chegar às prateleiras dos supermercados de Valença, Famalicão, Porto (vários), Valongo, Amarante, Marco de Canaveses e Arrifana.
https://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=4005566