Bactéria encontrada em queijos da Beira Baixa

03-02-2016 22:17
https://www.tvi24.iol.pt/sociedade/dgav/bacteria-encontrada-em-queijos-da-beira-baixa?utm_campaign=ed-tvi24&utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_content=-post
 
DGAV identifica produtos contaminados e determina a sua retirada do mercado
Ontem às 19:48 Redação / CM
 
 
498
A Direção Geral de Alimentação e Veterinária determinou a retirada do mercado de todos os queijos produzidos pela Cooperativa de Produtores da Beira Baixa, em Idanha-a-Nova, depois de ter detetado a presença da bactéria Listeria monocytogenes.
 
Em comunicado, a DGAV esclarece que, "face à gravidade da situação encontrada", determinou, no dia 15 de
janeiro, "a suspensão da atividade e a retirada do mercado de todos os produtos provenientes daquele estabelecimento".
 
Ao todo, "29 toneladas de queijo, incluindo os produtos retirados do mercado e os que estavam em armazém, foram encaminhados para destruição".
 
A DGAV indica, ainda, que "a colheita teve lugar no dia 16 de dezembro de 2015 e incidiu sobre dois lotes de queijos devidamente identificados".
 
Conhecidos os resultados a 30 de dezembro, as autoridades retiraram de imediato aqueles lotes do mercado e apreenderam os que ainda se encontravam no estabelecimento.
 
Na sequência de uma nova amostragem, desta feita sobre todos os lotes de queijos armazenados na Cooperativa, ou seja, 52, a DGAV obteve "39 amostras positivas à presença de Listeria monocytogenes".
 
 
 
 
 
(foto arquivo)